Fechar
GP1

Saúde

Wellington definirá estratégias de vacinação com Pazuello nesta quarta

Wellington Dias vem pedindo agilidade no processo de imunização e já enviou ao Ministério da Saúde propostas para a campanha de vacinação.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) vai participar da cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, que ocorrerá nesta quarta-feira (16), às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília. Em seguida, o chefe do Palácio de Karnak vai se reunir com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Dias destaca a necessidade de estabelecer acordo com a Pfizer. "A proposta da Pfizer nos remete a entrega de 70 milhões de doses, no mínimo, bem como a execução do acordado com o Consórcio Covax Facility além de outros laboratórios, para que assim, seja permitida a execução de todas as fases estabelecidas ainda no primeiro semestre de 2021. Dessa forma, seria garantida a execução das primeiras e segunda fases para mais de 70% de nossa população, atendendo o mais cedo possível a demanda por vacinas no Brasil", declara.

  • Foto: Alef Leão/GP1Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

A expectativa é que na reunião sejam traçados os eixos para a maior campanha de vacinação do país. Wellington Dias vem pedindo agilidade no processo de imunização e já enviou ao Ministério da Saúde propostas para acordo de transferência tecnológica que fundamenta a parceria Astrazeneca-Fiocruz, garantindo 15 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, previsto para fevereiro de 2021. "No entanto, esperamos todos os esforços para efetivação em janeiro de 2021", afirma.

Ações Integradas

O governador do Piauí solicitou ao ministro da Saúde, a possibilidade de ampliação das tratativas com o Laboratório Astrazeneca, visando adquirir, da própria indústria farmacêutica que tem a possibilidade de, através de parceria com a SERUM da Índia, que produz o mesmo imunizante, fornecer mais 15 milhões de unidades, permitindo usar toda a capacidade da Fiocruz, com produção de 30 milhões de doses/mês.

Em documento enviado ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Dias propôs a implantação de plantão com equipe multidisciplinar em cada estado, com atuação integrada a toda a rede de saúde, para monitorar e apoiar pacientes em caso de efeitos adversos pós-vacinação, dentro do modelo presencial em unidades de saúde ou por telemedicina como o Monitora Covid-19 ou Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

O governador do Piauí propôs ainda parcerias com as 27 Unidades da Federação e com os municípios para iniciar, o mais rápido possível, o treinamento de equipes sobre as vacinas e controle de pacientes no modelo QR-Code, permitindo segurança máxima no controle para cada paciente para primeira e segunda doses e no prazo adequado para cada vacina.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington vai cobrar de Pazuello aumento na produção de vacinas

Wellington Dias vai se reunir com ministro Pazuello nesta terça-feira

Covid-19: Wellington vai definir plano de vacinação com Pazuello

Covid-19: Wellington Dias promete novo diálogo com Pazuello sobre vacina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.