Fechar
GP1

Saúde

OMS concede primeira aprovação emergencial à vacina da Pfizer

Medida facilita acesso universal ao imunizante e sua distribuição em outros países.

A Organização Mundial da SaúdeOrganização Mundial da Saúde (OMS) concedeu nesta quinta-feira, 31, a primeira aprovação emergencial para uma vacina desde o início da pandemia do coronavírus, ao imunizante desenvolvido pelo Pfizer e pela BioNTech. "É um passo muito positivo para garantir o acesso universal às vacinas contra a covid-19Covid-19", afirmou Mariangela Simão, diretora responsável pelo acesso a medicamentos da OMS, segundo o comunicado.

O procedimento, que pode ser utilizado pela OMS em caso de emergência sanitária, permite que países que não dispõem de meios para determinar rapidamente a eficácia e segurança de um medicamento tenham acesso mais rápido aos tratamentos. Ele também facilita com que a Unicef, responsável por grande parte da logística de distribuição da vacina em todo o mundo, e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) comprem a vacina para distribuição em países pobres, segundo a notícia.

No entanto, Simão enfatizou que "um esforço ainda maior é necessário para garantir que doses suficientes de vacinas estejam disponíveis para atender às necessidades das populações prioritárias em todo o mundo".

A vacina Pfizer-BioNTech já vem sendo usada há várias semanas no Reino Unido, mas também na União Europeia, Estados Unidos e Suíça, entre outros países. Vários milhões de pessoas já foram vacinadas com o imunizante, de eficácia estimada em 95%, mas que requer temperaturas muito baixas de armazenamento, em torno de -80º Cs, o que dificulta sua distribuição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pfizer não vai pedir uso emergencial de sua vacina no Brasil

Covid-19: França e Espanha recebem primeiras doses de vacinas da Pfizer

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.