Fechar
GP1

Saúde

Epidemia de coronavírus impacta turismo em países asiáticos

Grandes empresas tiveram perdas com voos cancelados e pontos turísticos vazios.
Por Estadão Conteúdo

A floresta de bambu de Arashiyama, um dos locais mais visitados de Kyoto, no Japão, estava quieta o suficiente para se ouvir o bambu rangendo ao vento. Pairando sobre a ilha de Lantau, os carros teleféricos do Ngong Ping, em Hong Kong, estavam imóveis e vazios.

A multidão de turistas que lota a Ponte das Lanternas na cidade antiga de Hoi An, no centro do Vietnã, havia desaparecido. E, em Siem Reap, lar das antigas ruínas de Angkor Wat, no Camboja, o sempre movimentado Sala Lodges não recebia novas reservas havia semanas.

A epidemia de coronavírus está afetando o turismo global, que, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, contribuiu com US $ 8,8 trilhões para a economia mundial em 2018. Alguns economistas dizem que a epidemia pode ser o maior obstáculo ao crescimento econômico global desde a crise financeira.

As companhias aéreas, por exemplo, esperam perder cerca de US $ 29 bilhões em receita este ano. Empresas aéreas, hotéis e operadoras de turismo estão sofrendo com cancelamentos e quedas nas reservas chinesas, mas também com viajantes ocidentais assustados diante da propagação do vírus.

Espera-se que países que dependem muito do turismo chinês, como Vietnã, Tailândia, Camboja, Malásia e Cingapura, percam pelo menos US$ 3 bilhões em receitas relacionadas ao turismo, de acordo com uma análise de Animesh Kumar, diretor de viagens e turismo da GlobalData, uma empresa de consultoria com sede em Londres.

As perdas acentuadas se devem sobretudo à ausência de turistas chineses, mas também ao fato de que alguns “turistas de outros países ficam apreensivos com a ideia de viajar para qualquer lugar perto da China”, escreveu ele. Os viajantes chineses fizeram 150 milhões de viagens ao exterior e gastaram mais de US$ 277 bilhões em roteiros internacionais em 2018, números sem precedentes. As viagens se interromperam quando a epidemia de coronavírus levou o governo a impedir que grupos de turistas viajassem para o exterior e dezenas de transportadoras internacionais suspenderam voos para a China.

Em Hong Kong, pontos turísticos administrados pelo governo, como o Museu de Arte de Hong Kong e o parque temático de vida marinha Ocean Park, foram fechados. A Art Basel Hong Kong foi cancelada. Em Siem Reap, destino turístico mais frequentado do Camboja, o aeroporto estava assustadoramente vazio.

Fabien Martial, proprietário do Viroth's Hotel, que tem 35 quartos, disse: “Durante o Ano Novo Chinês, 70% de nossos clientes são da China, mas este ano todos cancelaram a estadia”. “Como empresário do setor hoteleiro aqui, já passei pela SARS, pela gripe aviária e por turbulências políticas”, acrescentou Martial. “Aprendi a ser paciente e a aguentar firme. O turismo e os negócios vão voltar”.

Na Tailândia, que recebe, de longe, o maior número de turistas chineses no sudeste da Ásia, com mais de 10 milhões em 2018, o Platinum Mall em Bangkok está sempre movimentado nesta época do ano, disse Siriwan Saensuwan, 65 anos, vendedora de roupas. Mas agora, disse ela, “está tudo quieto, parece um cemitério”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.