Fechar
GP1

Saúde

Vacina da Novavax contra covid-19 tem eficácia de 89,3%, diz empresa

Além da cepa original do coronavírus, imunizante também foi testado contra as variantes do Reino Unido e da África do Sul.

A empresa americana de biotecnologia Novavax disse que sua candidata à vacina contra a covid-19 apresentou eficácia de 89,3% em ensaio clínico de fase 3 realizado no Reino Unido, e se manteve altamente efetiva contra a variante identificada no país. O imunizante também foi testado contra a variante detectada na África do Sul.

O teste britânico envolveu 15.000 pessoas com idades entre 18 e 84 anos, incluindo 27% acima de 65 anos. A primeira análise se baseou em 62 casos de covid-19, dos quais 56 foram de um grupo que tomou placebo e seis que receberam a vacina NVX-CoV2373. Do total de casos registrados, 61 foram de tipo leve ou moderado e 1, do grupo placebo, foi considerado grave.

A análise preliminar da companhia informou que a variante identificada pela primeira vez na Grã-Bretanha, a B.1.1.7, foi detectada em mais de 50% dos casos.

A eficácia contra a cepa original do coronavírus foi de 95,6%, enquanto no caso da variante britânica, alcançou 85,6%. "Esta é a primeira vacina a mostrar não apenas alta eficácia contra a covid-19, mas eficácia significativa também contra as duas variantes detectadas no Reino Unido e na África do Sul", disse o presidente e diretor-executivo da empresa, Stanley Erck.

A primeira análise dos dados de segurança do imunizante mostraram um índice pequeno de eventos adversos, que aconteceram de forma equilibrada entre os grupos que receberam placebo e a vacina.

Variante sul-africana

A vacina oferece proteção menor contra a variante descoberta na África do Sul, que está se espalhando rapidamente pelo mundo. Em um pequeno ensaio realizado no país, a eficácia do imunizante contra a covid-19 foi de 49,4%. Participaram pouco mais de 4.400 pacientes de setembro a meados de janeiro, período no qual a variante B.1.351 estava se espalhando por todo o país. A taxa aumentou para 60% entre 94% dos participantes do ensaio que eram HIV negativos.

Os resultados foram obtidos a partir da confirmação de 44 casos de covid-19: 29 no grupo placebo e 15 entre os participantes que receberam a vacina. Um caso grave foi registrado entre os voluntários do grupo placebo e os demais foram leves ou moderados. Dos casos confirmados, 27 foram submetidos a sequenciamento genético para verificar a presença da variante sul-africana, detectada em 25 deles.

Amesh Adalja, médico e pesquisador sênior do Centro Johns Hopkins para Segurança da Saúde, disse à AFP que é importante manter em perspectiva a eficácia reduzida e que a vacina ainda assim é um sucesso. "Sessenta por cento contra a variante ainda é muito bom", afirmou ele. "Claramente, a vacina Novavax preveniu formas graves da doença, o que é realmente o que mais importa".

Tecnologia

Diferentemente das vacinas da Pfizer e Moderna, que utilizam tecnologia de RNA mensageiro, a da Novavax injeta partes do coronavírus em humanos para provocar uma resposta imune. A proteína purificada é incapaz de causar a doença.

A vacina pode ser armazenada em temperaturas de refrigeradores comuns, de 2ºC a 8ºC, o que facilita a distribuição em países como o Brasil. Os resultados preliminares ainda devem ser submetidos para publicação e análise de outros especialistas.

A Novavax disse que começou a trabalhar em novas vacinas contra cepas emergentes no início de janeiro e espera selecionar candidatos ideais nos próximos dias, e então começar os testes clínicos no segundo trimestre do ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.