Fechar
GP1

Saúde

Covid-19: OMS recomenda remédios de artrite para ajudar a reduzir mortes

Utilizados individualmente e combinados a corticoides, os remédios auxiliam pacientes com covid-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou na terça-feira, 6, o uso no tratamento para a covid-19 de dois medicamentos para artrite reumatoide: Actemra (tocilizumabe), da Roche, e Kevzara (sarilumabe), da Sanofi. Utilizados individualmente e combinados com corticoides, ambos podem ajudar na redução de mortes de pacientes de covid-19 em quadro grave ou crítico. A recomendação da OMS se dá após análise de dados de cerca de 11 mil pacientes.

O estudo foi publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA). Avaliando terapias, um grupo da OMS concluiu que o tratamento pacientes de covid com os chamados bloqueadores de interleucina-6 "reduz o risco de morte e a necessidade de ventilação mecânica."

De acordo com a análise da OMS, o risco de morrer em 28 dias para pacientes recebendo um dos medicamentos para artrite com corticoides, como a dexametasona, é de 21%. Para aqueles que receberam tratamento padrão, o risco é de 25%. Isso significa que, a cada 100 pacientes, mais quatro sobrevivem, diz a OMS.

Além disso, o risco de progredir para ventilação mecânica ou a morte foi de 26% para aqueles que tomaram um dos remédios para artrite combinado a corticoides, em comparação com 33% daqueles que recebem o cuidado padrão. Ou seja, a cada 100 pacientes, sete mais sobrevivem sem ventilação mecânica.

"Atualizamos nossa orientação de tratamento de cuidados clínicos para refletir este desenvolvimento mais recente”, disse a autoridade de Emergências de Saúde da OMS Janet Diaz.

Metodologia

A análise cobriu 10.930 pacientes, dos quais 6.449 receberam um dos remédios e 4.481 receberam tratamento padrão ou um placebo. Os estudos foram realizados nos seguintes locais: King's College London, University of Bristol, University College London e Guy's and St Thomas' NHS Foundation Trust.

Os testes de Actemra e Kevzara para pacientes covid-19 envolveu tentativa e erro, pois várias falhas surgiram conforme as empresas testaram os medicamentos em diferentes grupos de pacientes.

A OMS pediu mais a ser feito para aumentar o acesso a tais medicamentos nos países de renda mais baixa, principalmente os que agora enfrentam aumento de casos de covid-19 e assistem ao avanço de variantes da SARS-CoV-2, juntamente com a falta de suprimentos para vacinas. “Essas são as pessoas que esses medicamentos precisam alcançar”, disse Diaz.

Uso emergencial

A Food and Drug Administration (FDA), agência federal dos Estados Unidos, emitiu na semana passada a aprovação de uso emergencial para utilização da Actemra em pacientes de covid-19. As vendas de Kevzara aumentaram 30% no ano passado, informou a Sanofi.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que, até o momento, há três medicamentos aprovados para tratamento de covid-19 no Brasil: o remdesivir, que teve o registro concedido pela agência em março, e duas associações de anticorpos monoclonais: casirivimabe + imdevimabe, cuja autorização para uso emergencial foi concedida em abril; e banlanivimabe + etesevimabe, que tiveram o uso emergencial autorizado em maio.

Por ora, o tocilizumabe e o sarilumabe apenas receberam autorizações para realização de ensaios clínicos no Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.