GP1

Saúde

Anvisa autoriza uso emergencial de anticorpo monoclonal contra covid

O medicamento aprovado é o Sotrovimabe, anticorpo monoclonal fabricado pela GlaxoSmithKline (GSK).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (08), por unanimidade, o uso emergencial de mais um medicamento para tratamento contra a covid-19. Trata-se do Sotrovimabe, anticorpo monoclonal fabricado pela GlaxoSmithKline (GSK). O pedido do uso emergencial foi feito no dia 19 de julho.

De acordo com o G1, a aplicação do medicamento é intravenosa, com dose única restrita de 500mg. O tratamento com o remédio deve ser iniciado após o teste viral positivo para Sars-CoV-2 e dentro de 05 dias do início dos sintomas. O uso do Sotrovimabe é restrito a hospitais e sua venda é proibida no comércio. A incorporação do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) dependerá da avaliação do Ministério da Saúde.

A Anvisa informou que a utilização do medicamento em mulheres grávidas deve ser feita com cautela, uma vez que há dados limitados do uso do produto nesse público.

Outros medicamentos

Este é o quinto medicamento aprovado pela Anvisa. Em março, a agência anunciou o registro do antiviral Remdesivir; em abril, aprovou o uso emergencial do Regn-CoV2 (combinação de Casirivimabe e Imdevimabe); no mês de maio foi aprovado o uso emergencial da associação dos anticorpos Banlanivimabe e Etesevimabe, produto fabricado pela farmacêutica Eli Lilly. Já em agosto, a Anvisa aprovou o Regkirona (Regdanvimabe).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.