Fechar
GP1

Saúde

OMS altera nome da varíola dos macacos para Mpox

Os nomes varíola dos macacos e mpox poderão ser usados por 1 ano até as pessoas se acostumarem.

Nessa segunda-feira (28), a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou uma mudança no nome da varíola dos macacos, monkeypox em inglês. De acordo com a organização, a doença agora é chamada de Mpox.

A mudança de nome é discutida desde junho, quando a procura de nomes menos “estigmatizantes” também se tornou preocupação da OMS, que chegou a realizar uma consulta pública sobre o nome da doença. Ambos os nomes - varíola dos macacos e mpox- poderão ser usados por 1 ano, enquanto as pessoas se acostumam à nova nomenclatura.

Foto: Reprodução/TwitterTeste positivo para varíola dos macacos
Teste positivo para Mpox

“Quando o surto de varíola símia se expandiu, no início deste ano, linguagem racista e estigmatizante on-line em outros ambientes e em algumas comunidades foi observada e relatada à OMS. Em várias reuniões, públicas e privadas, vários indivíduos e países levantaram preocupações e pediram à OMS que propusesse uma maneira de mudar o nome”, afirmou a OMS em comunicado.

Ao contrário do que se pensa, os principais animais que hospedam o vírus são roedores. De acordo com a OMS, o nome anterior foi dado por conta de estudo realizado em 1958, quando o vírus foi isolado pela primeira vez, cientistas utilizaram um macaco cinomolgo, espécie natural da Ásia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.