Fechar
GP1

Saúde

SUS vai disponibilizar medicamento mais caro do mundo

A informação foi confirmada nesse sábado (3) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pelo Twitter.

A Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde (Conitec) emitiu um parecer favorável à incorporação do medicamento Zolgensma. O medicamento é considerado o mais caro do mundo de acordo com o rol de medicações disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada nesse sábado (3) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pelo Twitter.

O Zolgesma é utilizado para tratar a atrofia muscular espinhal (AME), doença rara e degenerativa passada de pais para filhos e o custo chega a cerca de R$ 6 milhões. A AME afeta pessoas de todas as idades, mas é recomendado que seja aplicado em crianças de até seis meses com AME tipo I que passam mais de 16 horas diárias sem o uso de métodos de ventilação invasiva.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou sobre a felicidade de responder aos pais de crianças com a doença, “Esta é uma luta de muitos pais e de todos nós. Fico feliz em dar uma resposta tão importante. A AME é uma doença muito rara, degenerativa, que afeta o neurônio motor, responsável por gestos voluntários vitais para o corpo humano, como respirar, engolir e se mover”, escreveu.

Além do novo medicamento, o SUS já disponibiliza mais dois remédios que tratam a doença, o Nusinersena e o Risdiplam.

A AME trata-se de uma doença genética e neuromuscular causada pela incapacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para os neurônios motores. Ela afeta todos os músculos do corpo, impossibilitando impulsos motores, como respirar, engolir e se movimentar.

De acordo com o estudo publicado pela National Library of Medicine, a doença atinge 1 em cada 10 mil bebês no Brasil. As variações são divididas entre 0 e 4, com a primeira sendo o tipo 0 (antes do nascimento) até a 4, na terceira idade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.