Fechar
GP1

Saúde

4ª onda da Covid: saiba sobre os cuidados nessa nova fase

Com características diferentes, o vírus tornou-se menos letal e mais transmissível.

Nestas últimas semanas houve o aumento de casos de Covid-19, levando o Brasil à quarta onda da doença em dois anos de pandemia. Com o vírus em circulação outra vez, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar a infecção, para prevenir casos graves, mortes e sequelas da Covid.

É importante destacar que a reinfecção é possível, mesmo com a vacina, todas as pessoas podem transmitir o vírus.

Foto: Marcos Porto/ Agência O Dia/ Estadão ConteúdoTeste de covid-19
Teste de covid-19

A médica infectologista Ana Helena Germoglio, em seus estudos sobre a doença, apontou que as principais mudanças entre a onda anterior e a atual estão nas características do vírus, que agora que se tornou menos letal, mais transmissível e modificou-se na resposta imunológica dos pacientes.

Vacinação

A vacinação completa (1ª, 2ª dose e reforço) alinhado com o uso de máscara ainda é a maior forma de prevenção, especialmente aos pacientes que possuem comorbidades, os quais possuem maior risco com a infecção do coronavírus por ter uma baixa nas defesas naturais do corpo.

Máscara

A volta do uso das máscaras será uma readaptação para alguns, visto que, para muitos já estavam acostumados sem elas. Ainda assim, o item é uma das principais formas de se defender contra a Covid-19.

De acordo com estudo da infectologista, “Ao avaliar o ambiente para decidir se é preciso usar ou não o item de proteção, mais importante do que observar se ele é aberto ou fechado é avaliar o risco de acordo com o número de pessoas presente”, disse a médica.

“Estar em um ambiente aberto, mas com muitas pessoas ao redor, também gera um risco grande de transmissão”, acrescentou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.