Fechar
GP1

Saúde

Sesapi confirma novo caso da varíola dos macacos no Piauí

O novo caso confirmado é referente a um homem, que reside na cidade de Teresina.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou, nesta quarta-feira (17), dois casos da Varíola dos Macacos (Monkeypox) que estavam sendo investigados no Piauí. No entanto, um dos infectados se trata de um homem de São Paulo que passava férias em Teresina e por isso o caso deve ser registrado somente no estado de origem.

O outro infectado se trata de um homem residente de Teresina. Com o novo caso, o estado do Piauí passa a contabilizar duas pessoas infectadas com a doença. Ao todo, são seis casos descartados, dois casos positivos, um provável e mais 26 casos em investigação.

De acordo com o relatório da coordenação de epidemiológica da Sesapi, 17 municípios já estão com casos suspeitos, sendo Teresina e Parnaíba com a maior quantidade de registros atualmente. Todos os registros estão sendo acompanhados e investigados pelo Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí (Cievs).

“Nós verificamos algumas informações baseadas nos dados de casos suspeitos notificados aqui no estado. Primeiramente, a maioria dos casos suspeitos estão em pessoas do sexo feminino, 21 casos. Além disso, quando olhamos a faixa etária, possuímos casos suspeitos em diversos grupos, mas 60% dos casos notificados estão na faixa etária de 15 a 39 anos”, relatou a coordenadora do Cievs, Amélia Costa.

A coordenadora destacou os cuidados que as pessoas devem ter com os sinais e sintomas da doença, que geralmente são febre, dor de cabeça, dor muscular e vesículas pelo corpo.

Primeiro caso no Piauí

A Sesapi realizou uma coletiva de imprensa no dia 4 de agosto onde anunciou que foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox), no estado do Piauí. Trata-se de um homem de 46 anos, residente da cidade de Batalha. A Sesapi ainda informou que o infectado, que não teve o nome revelado, teve contato com pessoas de outros países.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.