Fechar
GP1

Saúde

Sesapi lança cartilha sobre prevenção da covid após aumento de casos

O órgão reforçou as diretrizes determinadas pelo Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), lançou cartilha que reforça as diretrizes publicadas pelo Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Estado do Piauí (COE), que recomendou medidas de prevenção contra a Covid-19, estabelecidas durante reunião realizada no dia 26 de dezembro. Diante do crescimento constante no número de casos, o COE se reunirá novamente para novas deliberações no dia 03 de janeiro.

Conforme divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Teresina registrou aumento de 132% dos casos da doença. Diante disso, a Sesapi também reforça o alerta para a atualização do cartão de vacinação, principalmente com a dose de reforço (bivalente), especialmente ao público que possa apresentar comorbidades, como: idosos acima de 60 anos, gestantes, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

O uso de máscaras é obrigatório em lugares fechados, mal ventilados, com aglomerações, e em estabelecimentos de saúde. As pessoas que apresentarem sintomas gripais, suspeitos ou confirmados de Covid-19 também devem usar a máscara. Outra orientação que deve ser reforçada é a higienização das mãos, com sabão ou álcool a 70%.

Em casos de confirmação, as pessoas devem se isolar imediatamente, podendo voltar ao convívio de terceiros apenas depois de sete dias de sintomas, desde que não apresente febre e problemas respiratórios. Caso os sintomas ainda persistam, o isolamento deve ser mantido até o 10º dia.

Confira a cartilha clicando aqui

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.