Fechar
GP1

Saúde

Sesapi inicia campanha de prevenção às ISTs no Carnaval

Com o Carnaval, a Sesapi iniciou a Campanha de Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Dados divulgados nesta segunda-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam que só no ano passado foram 533 novos casos de HIV/Aids em adultos foram diagnosticados. Com a chegada do Carnaval, a Sesapi iniciou a Campanha de Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis no período.

Ao todo, de 1980 até 2022, o estado do Piauí já registrou 8.736 casos de Aids. Entre 2018 e 2022, 3.812 novos casos foram contabilizados. Segundo a Sesapi, as ações de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis devem ser algo presente na rotina de todas as pessoas, no entanto, o carnaval se mostra como um período oportuno para a intensificação do trabalho de prevenção e conscientização da população.

Foto: Alef Leão/GP1Prefeitura de Teresina faz distribuição de preservativos no Capote da Madrugada
Distribuição de preservativos no Capote da Madrugada

Outros dados

O informe epidemiológico aponta ainda que de 2018 até o ano de 2022, a faixa etária com a maior proporção de casos de Aids é a de 35 a 49 anos de idade, com 32,5% dos casos.

No mesmo período, o sexo masculino foi o mais acometido pela infecção com um percentual de 74% dos casos. Teresina, Floriano, Picos, Piripiri e Campo Maior são os cinco municípios piauienses com maior número de notificações de casos de Aids no período de 2018 a 2022.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.