Fechar
GP1

Saúde

Ministério da Saúde suspende produção da vacina da AstraZeneca

O órgão ressaltou que “eventos tromboembólicos podem acontecer com frequência” devido a vacina.

A produção da vacina AstraZeneca contra a covid-19 foi suspensa devido ao risco de trombose, principalmente em mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é que imunizantes de vetor viral não fossem aplicados como reforço a partir da terceira dose na população com menos de 40 anos.

A pasta informou por meio de nota que, de 40 casos prováveis e confirmados de Síndrome de Trombose com Trombocitopenia distribuídos por dose de vacina para covid-19, 34 foram ligados à vacina Astrazeneca.

No Brasil, a produção do imunizante é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas o contrato com o laboratório anglo-sueco não foi renovado. Estudos indicam que o imunizante estava associado à formação de coágulos em alguns pacientes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou os benefícios da vacina e afirmou que são superiores aos efeitos colaterais. O órgão ressaltou que “eventos tromboembólicos podem acontecer com frequência”. Como também, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também se posicionou sobre as vacinas da Astrazeneca/Oxford afirmando que “os dados não apontam alteração no equilíbrio benefício-risco da vacina” e “recomenda a continuidade do seu uso pela população brasileira”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.