Fechar
GP1

Saúde

Organizações de Saúde serão avaliadas por um ano, diz Rafael Fonteles

Governador acrescentou que três hospitais serão inicialmente utilizados como teste por um ano.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou nesta sexta-feira (26) que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) irá testar a gestão de Organizações Sociais de Saúde em três hospitais do Piauí durante um ano. A avaliação tem como objetivo verificar a eficiência com base em outros órgãos da iniciativa privada e do poder executivo estadual.

Em seu argumento, o chefe do executivo piauiense destacou que no Piauí, o Hospital São Marcos e o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) são exemplos de Organizações de Saúde que atuam em serviços hospitalares.

Foto: Alef Leão/GP1Governador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

"Eu respeito a opinião de todos que pensam diferente, inclusive os que estão se manifestando contrariamente. No entanto, tenho alguns dados para apresentar. O próprio TCU afirmou em um acórdão que a gestão indireta dos hospitais tem sido mais eficiente do que a gestão direta. Além disso, gostaria de mencionar a população piauiense, que, quando precisou de tratamento oncológico, normalmente recorreu ao Hospital São Marcos, uma associação sem fins lucrativos que tem prestado um serviço de excelência no tratamento do câncer. Da mesma forma, aqueles que precisaram de tratamento para pessoas com deficiência recorreram ao CEIR, que é gerido por uma organização sem fins lucrativos e oferece um padrão de atendimento espetacular. Portanto, faremos uma experiência com quatro hospitais", destacou Rafael.

Quais hospitais serão usados como teste?

O governador acrescentou que os hospitais que inicialmente serão utilizados como teste são: Hospital do Mocambinho, Hospital Regional de Campo Maior e Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

"A nova maternidade, o Hospital do Mocambinho, o Hospital de Campo Maior e o Hospital de Parnaíba. Vamos acompanhar a evolução desses serviços. Após um ano, faremos uma avaliação dos resultados. Não sou detentor da verdade, e se o serviço não melhorar conforme o esperado, estaremos dispostos a recuar. No entanto, faremos essa experiência que está sendo realizada em todo o Brasil", ressaltou Fonteles.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.