Fechar
GP1

Saúde

Paciente na Suíça é a sexta pessoa no mundo curada do HIV

Um homem conseguiu a remissão do vírus HIV em Genebra, na Suíça, após transplante de medula óssea.

Um homem da Suíça, que ficou conhecido como “Paciente de Genebra”, conseguiu a remissão do vírus HIV após tratamento com medula óssea. Esse é o sexto caso de remissão no mundo e foi anunciado durante a Conferência IAS sobre Ciência do HIV 2023, em Brisbane, na Austrália.

Nos casos anteriores, que aconteceram em Berlim, Londres, Dusseldorf, Nova York e Califórnia, os pacientes receberam um transplante de um doador que portava uma rara mutação genética, denominada CCR5 delta 32, que tornava as células do corpo resistentes ao HIV.

Foto: DivulgaçãoCasos de HIV no Brasil
É anunciada a sexta remissão de HIV no mundo

Com o paciente de Genebra, é diferente: em 2018, o homem fez um transplante de células-tronco para tratar uma forma de leucemia especialmente agressiva. No entanto, o transplante veio de um doador que não portava a famosa mutação CCR5.

Atualmente, 20 meses depois do paciente de Genebra interromper o tratamento, o vírus do HIV continua sem ser detectado em seu corpo.

O paciente de Genebra

Ele convive com o HIV desde o início da década de 1990 e fazia tratamento com antirretrovirais. O transplante de medula foi realizado em 2018 para tratar de uma leucemia. Como consequência, ele teve uma queda radical das células portadores do HIV e, desde 2021, começou a diminuir gradualmente o consumo dos medicamentos contra o vírus.

“O que está acontecendo comigo é magnífico, mágico, estamos olhando para o futuro”, afirmou o paciente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.