Fechar
GP1

Saúde

Rio de Janeiro registra primeiro caso de febre oropouche

Caso o paciente contaminado seja picado por um mosquito, ele pode acabar transmitindo a doença.

O Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de febre oropouche nesta quinta-feira (29), em um paciente do sexo masculino, de 42 anos. A doença é comum na região do Amazonas, que está em situação de surto pela enfermidade, causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, transmitidos através de mosquitos, incluindo muriçocas, como são popularmente conhecidos.

A suspeita é que o paciente tenha contraído a febre oropouche em uma viagem recente à região norte do Brasil, o caso, no entanto, segue sob investigação do setor epidemiológico da equipe de Vigilância em Saúde do Rio.

Foto: Genilton J. Vieira / FiocruzMosquito transmissor da Febre Oropouche
Mosquito transmissor da Febre Oropouche

Para a identificação do primeiro caso da doença no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), realizou exame no paciente, que atestou positivo para a contaminação.

Por conta da suspeita de contágio feita durante viagem ao Amazonas, a Secretaria de Saúde do Estado classificou o caso como “importado”, ou seja, trazido de fora. A preocupação começa devido ao risco de mosquitos que picarem o paciente poderem contaminar outras pessoas.

Embora a febre oropouche não tenha tratamento, o atendimento médico é crucial para o combate aos sintomas, que são semelhantes a dengue, como: febre alta, dores de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, calafrios, náuseas, vômitos e erupção cutânea.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.