Fechar
GP1

Saúde

Medicamento para perda de peso é aprovado para problemas cardíacos nos EUA

Ampliação da indicação do medicamento representa um avanço, segundo a médica nutróloga Dra. Ana Tecla.

A FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, aprovou, na última sexta-feira (8), a indicação do Wegovy (Semaglutida) para reduzir a ocorrência de morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Segundo a FDA, a injeção poderá ser usada “para reduzir o risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em adultos com doenças cardiovasculares e obesidade ou excesso de peso”. Esta é a primeira vez que o medicamento da farmacêutica Novo Nordisk será utilizado para estes fins.

Foto: ReproduçãoWegovy
Wegovy

O Wegovy já era aprovado nos EUA e no Brasil, para tratamento de obesidade. A ampliação da indicação representa um avanço na prevenção a problemas cardiovasculares, como explica a médica nutróloga Dra. Ana Tecla, que atua com ênfase na obesidade.

Foto: Alef Leão/GP1Dra. Ana Tecla
Dra. Ana Tecla

“É uma excelente notícia na área da saúde. O Wegovy, Semaglutida, não é apenas uma injeção para emagrecer. Ele ajuda a perder peso e, ao mesmo tempo, reduz a chance de ter problemas no coração e vasos sanguíneos, como AVC e infarto. Isso representa uma junção perfeita de duas ações medicamentosas, algo muito promissor para pessoas obesas”, afirmou a médica ao GP1.

A Dr. Ana Tecla ressalta que, embora o medicamento cumpra seu papel, um estilo de vida saudável é o princípio básico para quem pretende evitar ou reverter um quadro de obesidade, se afastando, consequentemente, dos riscos de problemas cardiovasculares.

“Como já mencionei, a obesidade é uma doença, que aumenta o risco de ter mais de trezentas doenças, incluindo as cardiovasculares. Medicamentos como o Wegovy são importantes e, se necessário, podem ser prescritos pelo médico Nutrólogo, mas nada substitui ter um estilo de vida saudável”, completou a especialista.

Estudo

A eficácia e segurança do Wegovy para prevenção de problemas cardiovasculares foram comprovadas em um ensaio duplo-cego multinacional, multicêntrico e controlado por placebo. Esse método de estudo é realizado em seres humanos, onde nem o examinado, nem o examinador sabem o que está sendo utilizado como variável em um dado momento.

Foram designados mais de 17.600 participantes para receberem Wegovy ou placebo. Os participantes de ambos os grupos também receberam tratamento médico padrão – controle da pressão arterial e do colesterol, por exemplo – e aconselhamento sobre estilo de vida saudável, incluindo dieta e atividade física. O Wegovy reduziu significativamente o risco de eventos cardiovasculares adversos importantes (morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral), que ocorreram em 6,5% dos participantes que receberam o medicamento, em comparação com 8% dos participantes que tomaram placebo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.