Fechar
GP1

Saúde

Piauí deve receber 12 novos profissionais do Mais Médicos

Um dos pontos em avanço é a introdução de médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior.

O programa Mais Médicos do Brasil deve encaminhar ao Piauí 12 novos profissionais da Medicina para atender a população. Este é um dos pontos em desenvolvimento positivo que o programa está experimentando em 2024, incluindo a introdução de um novo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) para médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior.

O MAAv, uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, é uma etapa obrigatória para o início das atividades em saúde. Os profissionais em treinamento cumprem 160 horas de aulas sobre legislação, atribuições e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), além dos protocolos e diretrizes específicas do estado e município em que irão atuar.

Em 2024, o Mais Médicos abriu pela primeira vez um processo seletivo direcionado ao atendimento de populações em vulnerabilidade, como pessoas privadas de liberdade ou em situação de rua. Além disso, serão oferecidas formações específicas para médicos intercambistas que irão trabalhar diretamente com grupos ou populações que exigem habilidades específicas.

O programa Mais Médicos tem feito progressos significativos desde a sua criação. Em 2023, o programa atingiu um número recorde de 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional, beneficiando 86 milhões de brasileiros. Além disso, o programa conseguiu chegar a 100% dos 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIs), um avanço importante diante da desassistência enfrentada por essa população nos últimos anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.