Em decisão desta quarta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu que a aquisição de canetas usadas para o emagrecimento, como Ozempic, Saxenda e Wegovy, deve ser feita obrigatoriamente com a retenção de receita médica. Anterior a isso, os medicamentos eram vendidos apenas com a apresentação da receita nas farmácias de todo o Brasil.
A decisão partiu de uma reunião da diretoria colegiada da Anvisa, que decidiu por unanimidade implementar a medida como uma necessidade para aumentar o controle do uso desses remédios usados para perder peso. O órgão defende que a retenção dessas receitas também tem o objetivo de proteger a saúde coletivo do “consumo irracional” desses medicamentos.

Antes da decisão para reter as receitas médicas, a venda de Ozempic e outras canetas semelhantes apenas com apresentação do pedido era duramente criticado pela comunidade médica.
Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota em que médicos falaram sobre a necessidade de controlar cada vez mais a prescrição do Ozempic e outros remédios receitados para pessoas que têm diabetes tipo 2, e que estavam sendo usado como emagrecedores.
Especialistas alertam que o uso indiscriminado de emagrecedores sem o acompanhamento médico pode provocar náuseas, distensão abdominal, constipação, diarreia, e até mesmo agravar transtornos psicológicos e alimentares.
Ver todos os comentários | 0 |