Fechar
GP1

São Paulo - São Paulo

Fundador da Livraria Cultura, Pedro Herz morre aos 83 anos em SP

O velório deve ocorrer na quarta-feira (20), a partir das 10h, no Cemitério Israelita do Butantã.

O fundador da Livraria Cultura, Pedro Herz, morreu na manhã desta terça-feira (19), aos 83 anos, em São Paulo. Ele faleceu em decorrência de um ataque cardíaco fulminante, durante a madrugada, segundo divulgado pela família.

O velório está previsto para acontecer na quarta-feira (20), a partir das 10h, no Cemitério Israelita do Butantã. O enterro está marcado para ocorrer às 12h.

A post shared by Livraria Cultura (@livraria_cultura)

“Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou. Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências”, diz trecho da nota divulgada pela Livraria Cultura.

Trajetória

Pedro Herz nasceu em São Paulo, em 1940, em uma família de judeus da Alemanha, que fugiram do nazismo na Segunda Guerra. Sua mãe, Eva Herz, fundou a Biblioteca Circulante sete anos depois, empresa que deu origem a Livraria Cultura.

A livraria funcionava na casa da família e fornecia o serviço de empréstimo de livros. A história foi contata por Pedro em sua autobiografia, intitulada 'O Livreiro' (Ed. Planeta). No ano de 1969, a Biblioteca Circulante se transformou em Livraria Cultura e foi realocada para a loja do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Em 2001, com a morte da mãe, Pedro assumiu a diretoria da empresa. A Cultura chegou a ter 1,3 mil funcionários e faturar R$ 230 milhões.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.