Fechar
GP1

Piauí

Piauí registrou mais de cinco mil focos de incêndios este ano

Hoje (13) o comandante do CMB, tenente-coronel Carlos Frederico, pediu a colaboração da população piauiense, para evitar novos casos, em virtude do atual período do ano, considerado o mais se

Até essa quarta-feira (12), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 5.253 focos de incêndios no Piauí. O dado teve início desde o dia primeiro de janeiro de 2016. Em virtude do elevado número, hoje (13) o comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CMB) do Piauí, tenente-coronel Carlos Frederico, pediu a colaboração da população piauiense, para evitar novos casos, em virtude do atual período do ano, considerado o mais seco.

“Infelizmente nós ainda possuímos uma cultura de queimada, pessoas que jogam bagana de cigarro no meio das estradas, pessoas que ascendem fogo no lixo para queimar, e tudo isso gera risco. É necessário que a população possa cooperar. Cooperar no sentido de evitar qualquer ato que gere incêndio", destacou o comandante do CBM do Piauí.

  • Foto: Priscila Caldas/GP1Coronel Carlos FredericoTenente-Coronel Carlos Frederico

Registros de incêndios

Essas queimadas são bastante comuns durante os meses que compreendem o B-R-O-Bró (setembro, outubro, novembro e dezembro), e acontecem com mais frequência nas rodovias e áreas verdes dos municípios piauienses.

Em Teresina, na semana passada, um incêndio no parque zoobotânico, que durou cinco dias, provocou devastamento em mais de trinta hectares de mata, atingindo quiosques e trilhas. Além disso, mais de cinquenta idosos do Abrigo Vila do Ancião tiveram que ser retirados do local, temendo que o fogo chegassem até o asilo.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Quiosques também foram queimados no Parque ZoobotânicoQuiosques também foram queimados no Parque Zoobotânico

Na terça-feira (11), um incêndio que teve origem dentro de um campo agrícola, que fica próximo as barracas do balneário Barragem do Bezerro, na cidade de José de Freitas, assustou os moradores que residem próximo ao local.

  • Foto: JFAgoraIncêndio assusta moradores em José de FreitasIncêndio assusta moradores em José de Freitas

Novos recursos

O governador Wellington Dias liberou novos recursos financeiros para a compra do horário de folga dos bombeiros, a fim de reforçar o trabalho de combate a incêndios em todo o Piauí, como também ressaltou que irá solicitar o reforço do Exército Brasileiro, da Defesa Civil, das brigadas voluntárias, além da Polícia Militar na efetivação do reforço de trabalho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.