Fechar
GP1

Manaus - Amazonas

Ex-aluno da UFPI é acusado de tráfico de órgãos no Amazonas

O professor da disciplina de Anatomia está sendo investigado pela Polícia Federal no Amazonas.

Um professor identificado pelas iniciais H. B. P, da disciplina de Anatomia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi afastado nesta terça-feira (22), por 30 dias, por suspeita de tráfico de órgãos humanos. O docente fez seu mestrado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e é investigado pela Polícia Federal.

As investigações apontam que o professor é um dos suspeitos de enviar uma mão humana e mais três placentas de Manaus para Singapura, na Ásia. No país asiático, ficou apontado que o destinatário é um designer que utiliza material humano para fabricar acessórios e peças de roupas.

Segundo a UEA, a Polícia Federal realizou buscas e apreendeu um computador e peças anatômicas tratadas por meio de plastinação, utilizadas como prática de ensino da disciplina, no laboratório de Anatomia.

A plastinação é um procedimento de preservação de matéria biológica, criado pelo cientista Gunther Von Hagens em 1977. A prática extrai os líquidos corporais, como a água e os lipídios, por meio de métodos químicos e substituí por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas.

Caso seja comprovada a autoria do professor, ele pode ser condenado pelo crime de tráfico internacional de órgãos humanos, com pena de até 8 anos de reclusão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.