Fechar
GP1

Juazeiro - Bahia

Integrantes do MST invadem área da Codevasf em Juazeiro na Bahia

O movimento protesta por falta de água para plantio no acampamento Terra Nossa, onde vivem 300 famílias.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram, nesse domingo (10), uma área da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na cidade de Juazeiro, na Bahia.

Segundo o movimento, os invasores protestam pela falta de cumprimento de um acordo para o assentamento de mil famílias do Estado, que teria sido feito em 2008. Na ocasião, conforme o MST, a Codevasf e o Incra se comprometeram a destinar 13 mil hectares de suas terras para assentamentos do MST.

O movimento protesta por falta de água para o plantio no acampamento Terra Nossa, onde vivem as 300 famílias que invadiram a área da Codevasf. Eles alegam que o fornecimento de água é de responsabilidade da estatal.

Em nota, a Codevasf afirmou que a água “destina-se aos agricultores regularmente instalados” e que “a maior parte dos produtores atendidos pelo projeto pratica a agricultura de caráter familiar”.

“São 255 produtores familiares e 68 produtores empresariais, que atuam em 5,1 mil hectares. A outorga de água emitida pelo órgão regulador é específica para uso na área do Projeto Salitre”, disse a estatal em nota.

O MST também voltou a se queixar de demora no avanço das políticas de reforma agrária do governo do presidente Lula. Na sexta-feira (08), eles invadiram uma área em Minas Gerais.

Na última quarta-feira (06), o deputado federal Valmir Assunção (PT), militante do MST, discursou no Congresso e ameaçou novas invasões. “Essa é uma preocupação. Nos assentamentos falta água, falta estrada, não há desapropriação”, afirmou o parlamentar.

O movimento também afirma que a Codevasf impede o acesso à água de um projeto de irrigação que fica a 800 metros do acampamento Terra Nossa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.