Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Jadyel Alencar encaminha direito de resposta sobre pedido de Justiça gratuita

Empresário vai disputar uma vaga deputado federal pelo Partido Verde nas eleições deste ano.

O empresário Jadyel Alencar, candidato a deputado federal pelo Partido Verde, encaminhou nota de esclarecimento por meio de sua defesa, como direito de resposta à nota intitulada “Candidato a deputado no Piauí que declarou ter R$ 107 milhões pede Justiça gratuita para sua empresa”.

Em nota, o empresário afirmou que, para obter o benefício da Justiça gratuita não há necessidade de declarar condições de miserabilidade, e que qualquer pessoa pode solicitar o direito, caso considere as custas processuais muito onerosas.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Jadyel Alencar
Jadyel Alencar

“Sobre o Benefício da Justiça Gratuita, as cortes superiores mantêm entendimento no sentido de que não há necessidade de estar em condições de miserabilidade para fazer jus. A expressão “pobre, na forma da lei” engloba a toda e qualquer pessoa que não disponha de condições de arcar com custas processuais sem prejuízo de seu sustento. Isso, em termos bem simples, significa dizer que se o valor das custas se revelar muito oneroso a parte, ela pode requerer a isenção ou o parcelamento”, diz a nota de Jadyel Alencar.

Por fim, o empresário argumentou que o valor de um patrimônio não necessariamente se equipara a renda, e garantiu que, mesmo tendo pedido a gratuidade da Justiça, arcou com o pagamento integral das custas do processo no qual está envolvido. “Em que pese o pedido de justiça gratuita, foi realizado o pagamento das custas integrais do feito”, finalizou a nota.

Leia na íntegra a nota de Jadyel Alencar:

Sobre o Benefício da Justiça Gratuita, as cortes superiores mantêm entendimento no sentido de que não há necessidade de estar em condições de miserabilidade para fazer jus. A expressão “pobre, na forma da lei” engloba a toda e qualquer pessoa que não disponha de condições de arcar com custas processuais sem prejuízo de seu sustento.

Isso, em termos bem simples, significa dizer que se o valor das custas se revelar muito oneroso a parte, ela pode requerer a isenção ou o parcelamento.

Outro ponto, patrimônio avaliado nem sempre equipara-se a renda. Uma pessoa, por exemplo, pode ter um elevado patrimônio (oriundo de doações, heranças, investimentos, etc.) e não necessariamente possuir uma elevada renda. Tudo é uma questão de simples análise da situação fática.

Em que pese o pedido de justiça gratuita, foi realizado o pagamento das custas integrais do feito.

Por fim, em que pese o processo ser público, todas as peças processuais produzidas pelo patrono são de propriedade intelectual do mesmo, e a reprodução delas não foi autorizada em sua coluna. Em que pese a liberdade de imprensa - a qual inclusive protege jornalistas e não a blogueiros -, não há qualquer permissivo legal que permita reprodução total ou parcial da propriedade intelectual do advogado sem autorização do mesmo.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.