Fechar
Colunista Brunno Suênio
Jornalista do GP1
GP1

Polícia Federal indicia vereadora de Piripiri presa com R$ 500 mil por lavagem de dinheiro

O relatório do inquérito foi finalizado nesta quinta-feira (25) e remetido à Justiça Federal.

A Polícia Federal indiciou a vereadora de Piripiri, Francinalva Coelho de Melo, conhecida como "Nalvinha Melo", pelo crime de lavagem de dinheiro, previsto no artigo 1º, §1º, inciso II, da Lei nº 9.613/1998. O indiciamento consta no inquérito conduzido pela Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba, que apura movimentações financeiras consideradas atípicas envolvendo a parlamentar presa na tarde dessa quarta-feira (24), ao sacar a quantia de R$ 500 mil na agência do Banco do Brasil, em Piripiri.

A Coluna apurou que a investigação teve origem a partir dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs), produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que identificaram a programação de um saque em espécie no valor de R$ 500 mil em uma agência do Banco do Brasil, no município de Piripiri.

Foto: Reprodução/InstagramFrancinalva Coelho de Melo
Francinalva Coelho de Melo

Durante as apurações, a PF constatou que a conta bancária utilizada pela vereadora apresentou movimentações consideradas atípicas entre os anos de 2025 e 2026, totalizando mais de R$ 2 milhões em créditos.

Os elementos reunidos até o momento apontam fortes indícios de ocultação e dissimulação da origem de recursos supostamente provenientes de infrações penais, circunstância que motivou o enquadramento da parlamentar pelo crime de lavagem de capitais.

Entenda o caso

A Polícia Federal recebeu informações do Coaf sobre o provisionamento de um saque em espécie no valor de R$ 500 mil que seria realizado pela vereadora em uma agência bancária de Piripiri.

Diante das informações, equipes da PF passaram a monitorar a movimentação e se deslocaram até a agência do Banco do Brasil, onde abordaram Francinalva Coelho de Melo no final do expediente bancário, confirmando a retirada da quantia em dinheiro.

Foto: Divulgação/PF-PIDinheiro apreendido em posse da vereadora Nalvinha Melo
Dinheiro apreendido em posse da vereadora Nalvinha Melo

A vereadora afirmou aos investigadores que os recursos seriam utilizados para a compra de um imóvel na zona urbana do município. No entanto, para a Polícia Federal, a utilização de elevada quantia em espécie para negociação imobiliária pode representar uma tentativa de reduzir a rastreabilidade dos valores, especialmente diante da suspeita de desvio de recursos públicos.

Ainda conforme a investigação, Francinalva está vinculada a uma empresa que, segundo dados levantados pelos investigadores, recebeu aproximadamente quantias vultuosas em pagamentos de diversos municípios entre os anos de 2022 e 2026.

A investigação também aponta que a parlamentar exerceu funções de sócia ou administradora em outras sete empresas. De acordo com a análise financeira, essas empresas apresentam movimentações consideradas suspeitas e indicativas de possível ocultação patrimonial.

Ao ser interrogada, a vereadora exerceu o direito constitucional de permanecer em silêncio.

Vereadora Nalvinha Melo foi solta na audiência de custódia

Apesar do indiciamento e da prisão em flagrante efetuada pela Polícia Federal, a vereadora foi colocada em liberdade após passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (25).

Na decisão, a Justiça entendeu que não estavam presentes os requisitos necessários para a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, concedendo liberdade provisória à parlamentar mediante o cumprimento de medidas cautelares.

As Polícia Federal continuará analisando a movimentação financeira da vereadora e os vínculos empresariais apontados no inquérito.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.