Fechar
GP1

Depressão na terceira idade; entenda

É nesta fase da vida que geralmente a pessoa mais enfrenta mudanças indesejadas.

A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer em qualquer faixa etária. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo têm depressão.

Contudo, em pessoas acima dos 60 anos, podem existir algumas complicações. Para começar, são muitos os fatores de risco que favorecem um quadro depressivo. É nesta fase da vida que geralmente a pessoa mais enfrenta mudanças indesejadas, perdas e sentimento de luto.

Uma das complicações é a perda da autonomia e funcionalidade por conta do baixo padrão de força muscular que ocorre naturalmente durante o processo de envelhecimento. Com isso; é comum o idoso se deparar com situações que antes fazia com facilidade e que agora não consegue mais. Estas situações vão abatendo o idoso, predispondo-o a um quadro depressivo.

Foto: Divulgação/Demóstenes RibeiroIdosos na academia
Idosos na academia

Na última década, a psiquiatria no Brasil vem mudando seus procedimentos em relação ao tratamento da doença. Pois novos estudos científicos têm demonstrado que associado ao tratamento convencional, um estilo de vida saudável (atividades físicas e dieta equilibrada) tem mostrado melhores resultados no tratamento da depressão.

Já nesse ano de 2023, um estudo publicado no JOURNAL OF AFFECTIVE DISORDERS acompanhou 141 pacientes por 16 semanas e mostrou que, em casos de depressão  ou ansiedade patológica, uma  corridinha 2 vezes por semana pode ter efeito semelhante a antidepressivos e ansiolíticos.

Ou seja, não seja sedentário e viva mais e melhor.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.