Fechar
GP1

Musculação no controle da diabetes; entenda

Nos treinos de resistência, os músculos demandam mais glicose, o que pode reduzir os níveis de açúcar.

A prática regular de musculação é uma ferramenta valiosa no controle da diabetes. O exercício auxilia na sensibilidade à insulina, facilitando a regulação do açúcar no sangue. Além disso, a construção de massa muscular promovida pela musculação contribui para um metabolismo mais eficiente e isso facilita a queima de gordura, funcionando como um fator de prevenção da diabetes. 

Ao se engajar em treinos de resistência, os músculos demandam mais glicose, o que pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Essa resposta positiva pode ajudar a melhorar o controle glicêmico a longo prazo. Contudo, é fundamental adaptar o programa de treinamento às necessidades individuais, levando em consideração a condição de saúde específica de cada pessoa.

Foto: Divulgação/DemóstenesDra. Mércia Bandeira controla sua diabetes na musculação e dieta
Dra. Mércia Bandeira controla sua diabetes na musculação e dieta

Aconselha-se que pessoas com diabetes consultem profissionais de saúde, como médicos e Profissionais de Educação Física com experiência em grupos especiais. Esses profissionais podem criar um plano de exercícios seguro e eficaz. Com a orientação adequada, a musculação pode se tornar uma aliada valiosa no manejo da diabetes, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar geral.

E por fim, é importante que o cliente defina a quantidade de dias que treinará, pois dependendo da intensidade da musculação poderá ser feita diariamente ou em dias alternados.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.