Fechar
GP1

Musculação oferece baixo risco cardíaco

O infarto ocorre quando o fluxo sanguíneo de uma das artérias que levam sangue ao coração é bloqueado.

O número de mortes relacionadas às doenças cardíacas no Brasil assusta: foram 400 mil vítimas em 2022, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O infarto ocorre quando o fluxo sanguíneo de uma das artérias que levam sangue ao coração é bloqueado, normalmente por entupimento como gordura ou coágulo sanguíneo ou, mais raramente, devido a alguma condição congênita.

Foto: Divulgação/DemóstenesA musculação pode ser praticada até por cardiopatas
A musculação pode ser praticada até por cardiopatas

Em geral, a prática da musculação é considerada segura para a saúde cardiovascular, e o risco cardíaco associado a ela é mínimo. No entanto, é importante abordar a musculação com responsabilidade, especialmente para pessoas que possam ter condições cardíacas pré-existentes.

É aconselhável:

1. Avaliação Médica Prévia:

   - Antes de iniciar um programa de musculação intenso, é recomendável realizar uma avaliação médica para garantir que você está em condições adequadas de saúde.

2. Progressão Gradual:

   - Iniciar com pesos mais leves e aumentar gradualmente a intensidade pode reduzir o risco de complicações.

3. Técnica Adequada:

   - Utilizar técnicas corretas de levantamento de peso para evitar lesões.

4. Monitoramento dos Sintomas:

   - Prestar atenção aos sinais do corpo durante o exercício e interromper se sentir desconforto, dor ou outros sintomas preocupantes.

Em suma, a musculação pode ser uma parte valiosa de um estilo de vida saudável, contribuindo para a força muscular e a saúde geral, desde que seja praticada sob a supervisão de Profissionais de Educação Física devidamente registrados no Conselho de Educação Física.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.