Fechar
GP1

A obesidade é uma doença e pode levar à morte; explico

A complexidade da obesidade envolve fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

Obesidade é associada a 5 milhões de mortes por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, aproximadamente 168 mil mortes por ano são atribuíveis a esta doença; é o que aponta um estudo inédito publicado no dia 17 de outubro de 2019 na revista científica Preventing Chronic Disease, Prevenção de DCentro de Controle e Prevenção de Doenças - CDC).

A obesidade é uma doença que pode ter impactos significativos na qualidade de vida e bem-estar. Além de afetar a autoestima, sobrecarregar o aparelho locomotor, a obesidade está associada a diversos riscos à saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2, hipertensão e certos tipos de câncer.

Foto: Divulgação/DemóstenesProfessor Demóstenes Ribeiro faz um alerta
Professor Demóstenes Ribeiro faz um alerta

A complexidade da obesidade envolve fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

Em relação abordagem comportamental, é importante destacar o seu papel crucial no manejo da obesidade. Mudanças nos hábitos alimentares, atividade física regular e estratégias para lidar com o estresse podem ser eficazes. Além disso, é importante considerar o suporte emocional e a educação sobre escolhas saudáveis.

Uma alimentação desequilibrada, falta de atividade física regular e predisposição genética podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição.

É crucial abordar a obesidade de maneira holística (geral, ampla,...) promovendo hábitos saudáveis de vida, incluindo uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos. O tratamento muitas vezes requer a colaboração de profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e Profissionais de Educação Física Especializados, para criar estratégias personalizadas.

Reconhecer a obesidade como uma doença é fundamental para combater estigmas associados a ela e promover um ambiente de apoio. A conscientização sobre os riscos à saúde relacionados à obesidade é um passo importante na prevenção e no tratamento, visando uma população mais saudável e resiliente.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.