Fechar
GP1

Fazer musculação regularmente diminui chances de adoecer

Os estudos sinalizam que a frequência semanal deva ser no mínimo três vezes, alternadamente.

A prática regular de musculação não apenas fortalece os músculos, melhorando o padrão estético, mas também desencadeia uma série de respostas fisiológicas positivas no corpo. Uma dessas respostas é a produção de micinas, que são pequenas proteínas secretadas pelos músculos esqueléticos durante e após o exercício. 

As miocinas possuem propriedades anti-inflamatórias, o que significa que elas ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Isso não apenas auxilia na recuperação muscular após o treino, mas também pode ter efeitos benéficos em todo o organismo, reduzindo o risco de doenças relacionadas à inflamação, como doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer. Ou seja, quanto mais se fizer musculação, mais protegido se estará contra doenças.

Foto: Divulgação/AscomO médico cardiologista Dr. José Lira faz musculação 3 vezes na semana
O médico cardiologista Dr. José Lira faz musculação 3 vezes na semana

Os estudos sinalizam que a frequência semanal deva ser no mínimo três vezes, de preferência em dias alternados e com intensidade moderada.
Além disso, as miocinas também desempenham um papel na regulação do metabolismo, o que pode ser benéfico para quem busca controlar o peso ou melhorar a composição corporal. E se o metabolismo está bem regulado, torna-se mais difícil acumular gordura.

Portanto, além dos benefícios estéticos e de desempenho, a prática regular de musculação pode ter impactos positivos na saúde e no bem-estar geral.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.