Fechar
GP1

Força muscular diminui o risco de quedas; explico

Fortalecer os músculos por meio de exercícios específicos pode melhorar significativamente o equilíbrio.

A força muscular desempenha um papel crucial no equilíbrio e na estabilidade dos idosos, ajudando a reduzir o risco de quedas. Com o envelhecimento, há uma tendência natural de perda de massa muscular e força, conhecida como sarcopenia. Essa diminuição da força muscular pode afetar a capacidade do idoso de realizar atividades diárias e aumentar a probabilidade de quedas, que podem resultar em lesões graves.

Fortalecer os músculos por meio de exercícios específicos pode melhorar significativamente o equilíbrio e a capacidade funcional dos idosos. Exercícios que visam fortalecer os músculos das pernas, como agachamentos, levantamento de peso e exercícios de resistência, são especialmente benéficos. Além disso, exercícios de equilíbrio, como ficar em um pé só ou caminhar em linha reta, podem ajudar a melhorar a estabilidade e a coordenação.

Foto: Divulgação/DemóstenesDemóstenes Ribeiro
Demóstenes Ribeiro

Manter a força muscular também pode ter um impacto positivo na saúde mental, na autoconfiança e na qualidade de vida dos idosos, permitindo-lhes manter a independência e a mobilidade por mais tempo.

Portanto, é fundamental que os idosos incorporem atividades de fortalecimento muscular em sua rotina de exercícios, sob a orientação de um profissional de saúde qualificado, para ajudar a prevenir quedas e promover um envelhecimento saudável e ativo.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.