Fechar
GP1

Musculação ou pilates: qual melhor para o idoso? Explico

O ideal é consultar um profissional de Educação Física ou um personal trainer para ajudar a determinar.

Para o idoso, tanto a musculação quanto o pilates podem ser atividades benéficas, mas o mais importante é escolher a atividade que melhor atenda às suas necessidades e objetivos individuais.

A musculação pode ajudar a melhorar a força muscular, a densidade óssea e a capacidade funcional, o que é crucial para manter a independência e a qualidade de vida à medida que envelhecemos. Além disso, a musculação pode ajudar a prevenir quedas, que são uma preocupação comum entre os idosos. A força muscular é a principal qualidade física na vida do idoso.

Por outro lado, o pilates é conhecido por melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a postura, o que também pode ser muito importante à medida que envelhecemos. O pilates também pode ser menos intimidante para alguns idosos, pois é uma forma de exercício de baixo impacto que pode ser adaptada para atender às necessidades individuais.

Foto: Divulgação/AscomDr. Airton Coelho optou  pela musculação
Dr. Airton Coelho optou pela musculação

O ideal seria a prática das duas atividades em dias alternados, mas se o idoso tiver que optar entre uma das duas, a musculação tem mais a ver com as necessidades do idoso.

Em última análise, a escolha entre musculação e pilates depende também das preferências pessoais, da saúde e das metas de condicionamento físico de cada indivíduo. O ideal é consultar um profissional de Educação Física ou um personal trainer para ajudar a determinar qual a melhor opção para você.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.