Fechar
GP1

Atividade física regular melhora varizes; explico

O exercício físico ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que é fundamental para pessoas com varizes.

A prática regular de atividade física é crucial para indivíduos que sofrem de varizes, pois pode ajudar a aliviar os sintomas e a prevenir complicações. As varizes são veias dilatadas e tortuosas que geralmente ocorrem nas pernas e podem causar dor, inchaço e sensação de peso nas pernas. 

O exercício físico ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que é fundamental para pessoas com varizes, pois a má circulação é uma das principais causas desse problema. Ao se exercitar regularmente, os músculos da panturrilha são ativados, o que auxilia no retorno venoso, ajudando o sangue a subir em direção ao coração e evitando o acúmulo nas veias das pernas.

Foto: Divulgação/DemóstenesAtividade física ajuda a circulação do sangue
Atividade física ajuda a circulação do sangue

Além disso, a atividade física pode fortalecer os músculos das pernas e melhorar a flexibilidade, o que pode reduzir a pressão sobre as veias, diminuindo assim o risco de desenvolver novas varizes e ajudando a reduzir a gravidade das varizes existentes.

Em casa mesmo pode ser feito um trabalho de prevenção das varizes; que é elevar o peso do corpo num batente. Esse exercício fortalece a panturrilha (batata da perna) que auxilia no retorno do sangue venoso ao coração.

É importante ressaltar que as atividades físicas devem ser realizadas com orientação de um Profissional de Educação, levando em consideração as necessidades e limitações de cada pessoa. Exercícios de baixo impacto, como musculaçao, caminhada, natação e ciclismo, são geralmente recomendados para pessoas com varizes, pois ajudam a melhorar a circulação sem sobrecarregar as veias.

Em resumo, a atividade física regular é essencial para quem tem varizes, pois ajuda a aliviar os sintomas, a prevenir complicações e a melhorar a qualidade de vida.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.