Fechar
GP1

Como vencer o sedentarismo: explico

É fundamental adotar hábitos saudáveis e integrar a atividade física à rotina para vencer o sedentarismo.

Para deixar de ser sedentário, é fundamental adotar hábitos saudáveis e integrar a atividade física à rotina diária. Aqui estão algumas dicas para começar:

Foto: Arquivo pessoalFaça atividade física mesmo sem orientação de profissional de Educação Física
Faça atividade física mesmo sem orientação de profissional de Educação Física

1. Defina metas realistas: Comece com pequenos objetivos e vá aumentando gradualmente. Isso ajuda a manter a motivação e evita lesões.

2. Encontre algo que goste de fazer: Escolha atividades físicas que você realmente goste, seja dança, natação, corrida ou outra modalidade. Isso torna o exercício mais prazeroso e sustentável.

3. Comece aos poucos: Não é necessário se exercitar por horas logo de início. Comece com 10 a 15 minutos por dia e aumente gradualmente conforme sua resistência aumenta.

4. Estabeleça uma rotina: Crie um horário fixo para a prática de exercícios e siga-o regularmente. Isso ajudará a tornar o exercício parte natural do seu dia a dia.

5. Envolva amigos ou familiares: Exercitar-se com outras pessoas pode ser mais motivador e divertido. Convide amigos ou familiares para se juntarem a você em suas atividades físicas.

6. Varie os exercícios: Para evitar o tédio e trabalhar diferentes grupos musculares, alterne entre diferentes tipos de exercícios.

7. Aproveite as atividades do dia a dia: Caminhar mais, subir escadas em vez de usar elevador, fazer pequenas pausas para se movimentar durante o trabalho são maneiras simples de aumentar a atividade física diária.

8. Esteja preparado para contratempos: Nem sempre será possível manter a rotina de exercícios, e está tudo bem. O importante é retomar o mais rápido possível, sem se culpar.
Lembrando sempre que o ideal é consultar um Profissional de Educação Física; mas se não puder, faça atividade física por sua conta e risco; utilizando o bom senso.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.