Fechar
GP1

Equipamentos podem melhorar a marcha de idosos

Existem no mercado equipamentos específicos projetados para fortalecer o tibial anterior.

A importância de fortalecer os membros inferiores em idosos vai muito além da simples questão estética. O fortalecimento muscular nessa região é fundamental para a manutenção da independência e qualidade de vida nessa fase da vida. Em especial, fortalecer os músculos responsáveis pela dorsiflexão do tornozelo, como o tibial anterior, é crucial.

O tibial anterior é um músculo essencial na marcha, pois é responsável por controlar o movimento de levantar e baixar a ponta do pé durante a passada, evitando quedas e permitindo uma marcha mais segura e eficiente. Com o envelhecimento, há uma tendência natural à perda de massa muscular e força, o que pode comprometer a capacidade de realizar atividades simples do dia a dia, como caminhar.

Foto: Divulgação/DemóstenesEquipamento de musculação terapêutica para melhorar a marcha em idosos
Equipamento de musculação terapêutica para melhorar a marcha em idosos

Felizmente, existem no mercado equipamentos específicos projetados para fortalecer o tibial anterior e outros músculos dos membros inferiores. O uso desses equipamentos, aliado a um programa de exercícios bem orientado, pode ajudar os idosos a manter ou até mesmo melhorar sua capacidade funcional, prevenindo quedas e promovendo uma vida mais ativa e saudável.

Portanto, é fundamental que os idosos incluam o fortalecimento dos membros inferiores, especialmente do tibial anterior, em sua rotina de exercícios. Consultar um Profissional de Educação Física  para elaborar um programa adequado e seguro é essencial para garantir os melhores resultados e a segurança durante a prática dos exercícios.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.