Fechar
GP1

Cardiopatas podem fazer musculação

Na musculação, a ênfase está na carga dos exercícios e no desenvolvimento da força muscular.

A musculação é uma atividade física que, quando praticada corretamente, apresenta um baixo risco cardíaco. Isso a torna uma opção viável e segura para indivíduos com problemas cardíacos, desde que devidamente orientados por um Profissional de Educação Física qualificado. Na musculação, a ênfase está na carga dos exercícios e no desenvolvimento da força muscular, o que difere das atividades cardiovasculares que demandam maior esforço do coração.

O que é determinante para picos maiores de frequência cardíaca e pressão arterial é o tempo de prática ( quantidade de repetições) sem interrupção, ou seja, o volume do exercício. Na musculação o foco é na intensidade (no peso); logo, as variações dos parâmetros cardiovasculares são bem menores.

Além disso, os exercícios de musculação são geralmente realizados com pausas entre as séries, o que impede que os parâmetros cardiovasculares se elevem a níveis que representem um risco significativo para pessoas com condições cardíacas.

No entanto, é essencial que cardiopatas consultem um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios, incluindo a musculação, para garantir que estejam aptos a praticar a atividade de forma segura e adequada às suas necessidades.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.