Quando você consome açúcar em excesso, seu corpo entra em uma verdadeira montanha-russa metabólica. Em poucos minutos, a glicose no sangue sobe rapidamente, obrigando o pâncreas a liberar uma grande quantidade de insulina — o hormônio responsável por colocar o açúcar para dentro das células.
Esse aumento brusco causa uma sensação momentânea de energia e bem-estar, mas é passageiro. Pouco tempo depois, o açúcar no sangue despenca, e essa queda de glicose (hipoglicemia reativa) faz você se sentir cansado, irritado, ansioso, com fome novamente — e muitas vezes até com enjôos, tremores ou dor de cabeça.
Com o tempo, essa montanha-russa de picos e quedas glicêmicas sobrecarrega o pâncreas, favorece o ganho de peso, aumenta o risco de resistência à insulina, diabetes tipo 2, inflamação e até alterações hormonais.
Além disso, essas oscilações constantes desregulam o apetite, bagunçam o humor e fazem você ficar viciado em açúcar, perpetuando um ciclo perigoso para a saúde.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |