A Segunda Caminhada do Envelhecimento Saudável, promovida pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), tem um propósito claro: levar para as ruas de Teresina a mensagem de que envelhecer bem é possível, é direito de todos e começa com escolhas diárias que promovem saúde, autonomia e qualidade de vida. Mais do que um simples evento, a caminhada é um movimento social de conscientização e valorização da pessoa idosa.
O principal objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de adotar hábitos de vida saudáveis ao longo de todo o ciclo da vida, com destaque para a prática regular de atividade física, um dos pilares mais fortes para prevenir doenças, manter a funcionalidade e garantir independência na velhice. A caminhada mostra, de forma prática, que o exercício é acessível, simples, democrático e capaz de transformar vidas.
Outro objetivo fundamental é combater o idadismo, desconstruindo a ideia ultrapassada de que envelhecer significa adoecer, parar ou perder capacidades. Ao reunir idosos ativos, profissionais de saúde e a comunidade, a SBGG reforça que a longevidade pode ser sinônimo de vitalidade, participação social e dignidade.
Por fim, o evento tem como missão dar visibilidade às pautas da geriatria e da gerontologia, chamando atenção do poder público para políticas que incentivem o envelhecimento saudável, como espaços urbanos mais acessíveis, programas comunitários de atividade física, fortalecimento da atenção primária e ações educativas contínuas.
A Segunda Caminhada do Envelhecimento Saudável é, portanto, um simbolismo poderoso: é Teresina caminhando junto com os seus idosos, defendendo um futuro onde envelhecer seja sinônimo de saúde, autonomia e alegria de viver.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |