Fechar
Colunista Demóstenes Ribeiro
Educador físico. Sua coluna aborda temas voltados à saúde muscular.
GP1

Missão da 2° Caminhada do Envelhecimento Saudável

O principal objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de adotar hábitos de vida saudáveis.

A Segunda Caminhada do Envelhecimento Saudável, promovida pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), tem um propósito claro: levar para as ruas de Teresina a mensagem de que envelhecer bem é possível, é direito de todos e começa com escolhas diárias que promovem saúde, autonomia e qualidade de vida. Mais do que um simples evento, a caminhada é um movimento social de conscientização e valorização da pessoa idosa.

O principal objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de adotar hábitos de vida saudáveis ao longo de todo o ciclo da vida, com destaque para a prática regular de atividade física, um dos pilares mais fortes para prevenir doenças, manter a funcionalidade e garantir independência na velhice. A caminhada mostra, de forma prática, que o exercício é acessível, simples, democrático e capaz de transformar vidas.

Foto: Divulgação/AscomDemóstenes Ribeiro, acompanhado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Josiane Teixeira
Demóstenes Ribeiro, acompanhado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Josiane Teixeira

Outro objetivo fundamental é combater o idadismo, desconstruindo a ideia ultrapassada de que envelhecer significa adoecer, parar ou perder capacidades. Ao reunir idosos ativos, profissionais de saúde e a comunidade, a SBGG reforça que a longevidade pode ser sinônimo de vitalidade, participação social e dignidade.

Por fim, o evento tem como missão dar visibilidade às pautas da geriatria e da gerontologia, chamando atenção do poder público para políticas que incentivem o envelhecimento saudável, como espaços urbanos mais acessíveis, programas comunitários de atividade física, fortalecimento da atenção primária e ações educativas contínuas.

A Segunda Caminhada do Envelhecimento Saudável é, portanto, um simbolismo poderoso: é Teresina caminhando junto com os seus idosos, defendendo um futuro onde envelhecer seja sinônimo de saúde, autonomia e alegria de viver.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.