Fechar
Colunista Demóstenes Ribeiro
Educador físico. Sua coluna aborda temas voltados à saúde muscular.
GP1

Caminhada não é o melhor exercício para emagrecer

O emagrecimento depende basicamente de dois fatores: déficit calórico e aumento do gasto energético.

Muita gente acredita que basta caminhar todos os dias para conseguir perder peso. De fato, a caminhada é um hábito saudável, ajuda na circulação, melhora a disposição e pode ser o primeiro passo para uma vida mais ativa. Mas quando o assunto é emagrecimento de verdade, ela não é o exercício mais eficiente.

O emagrecimento depende basicamente de dois fatores: déficit calórico e aumento do gasto energético. A caminhada, por ser uma atividade de intensidade leve a moderada, queima poucas calorias em comparação a outros tipos de treino. Para se ter ideia, uma hora de caminhada pode gastar menos do que um prato de sobremesa.

Já exercícios de maior intensidade, como a musculação, o treinamento intervalado (HIIT) e até esportes coletivos, promovem um gasto calórico mais significativo e, principalmente, aumentam a massa muscular. E é justamente o músculo o maior aliado do emagrecimento: quanto mais músculos você tem, mais calorias seu corpo gasta mesmo em repouso.

Portanto, caminhar é bom, mas não é suficiente para quem busca emagrecer de forma consistente. A melhor estratégia combina treinos de força, exercícios de maior intensidade e uma alimentação equilibrada.

A caminhada pode ser um complemento, mas não deve ser a base de quem deseja resultados reais na perda de peso.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.