Fechar
Blog Opinião
GP1

Será que o sistema de Cotas tende mesmo a garantir vagas em universidades para negros cursarem um ensino superior? Ou seria mais uma forma de preconceito, num país tão preconceituoso? No meu ponto de vista, Acredito que o sistema de cotas, implantado nas Universidades com o intuito de ingressar uma parte da população negra, seja a melhor maneira.

Pois,quando foi criada essa política de cotas, surgiram vários debates, discursões em torno desse sistema, onde foi levado em consideração que alguns jovens sairiam beneficiados diante de outros.

Esse processo de seleção de candidatos feitos por Universidades, suscitou ainda mais a discussão de cotas raciais no Brasil, pois a partir do momento que se criam normas de facilitar o ingresso de afro descendentes em Universidades publicas,ocasiona também o preconceito de uma parte da população,pois haveria uma desigualdade de classes,onde alguns se beneficiariam mais, perante a outros.

E é o que acontece em Universidades como na auto-declaração, onde boa parte de pessoas de outra cor, tentam se passar por negro, para se beneficiar e garantir a vaga na Universidade, que é destinada ao negro.

Por isso essa discurssão que gira em torno da sociedade, só ressalta ainda mais o preconceito diante do negro. Pois existem novas formas de Facilitar o negro, o pobre, pessoas de baixa renda, enfim aqueles que não tiveram a oportunidade de freqüentar boas escolas, ter um ensino de qualidade, diferente dos brancos, que são hoje a maioria nos chamados "cursos de elite", das Universidades.

Portanto,O Brasil é um país preconceituoso sim.

E enquanto persistir com esse sistema de cotas,visando a melhoria para o negro ingressar em Universidade ele estará gerando preconceito a si mesmo.
 

 

 

fonte: blog de Rafael Nascimento

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.