Fechar
Blog Opinião
GP1

A política deveria ser tratada com mais seriedade. Quando alguém se presta para desmoralizar as instituições públicas, denegrindo a imagem, por exemplo, do Senado Federal, com manobras espúrias e de mau exemplo, só temos a lamentar a qualidade moral de nossos políticos.

O presidente Lula e seus acólitos (deputado Ricardo Berzoini e senadores Ideli Salvatti, João Pedro e Delcídio Amaral) deveriam não fazer política de baixo nível, para manter o indecoroso senador José Sarney no trono do Senado, como peça estratégica, no PMDB, de apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff, aquela que não foi diplomada pela Unicamp.

A política não deveria ser tratada com trapaça, mas como compromisso sério diante do eleitor e da nação. O que temos constatado - e a recente decisão do Planalto e da direção do PT ao Conselho de Ética do Senado corrobora - é que onde termina a política começam infelizmente a trapaça, o jogo sujo e os interesses escusos pelas glórias do poder.

Tenho observado muitos jovens desinteressados pela política. Por quê? Porque atitudes como a do presidente Lula e seus acólitos contribuem para enxovalhar a seriedade política brasileira. E isso é muito preocupante. O governo petista não deveria confundir política com trapaça. O senador Mercadante fez muito bem recusar-se a participar de ignóbil apoio ao arquivamento das acusações contra o senador José Sarney, mas amarelou ao receber carraspana do rei Lula para continuar na liderança do PT no Senado.

Há pessoas ilustres no PT, como o equilibrado senador Eduardo Suplicy. Mas são poucas. E aquelas poucas vão deixando paulatinamente o partido. Sai a injustiçada senadora Marina Silva, combatente defensora das florestas, do meio ambiente. O outro equilibrado e respeitável senador Flávio Arns, envergonhado com o comportamento do PT, também está indo embora. O que está ficando é a escória petista que aceita ser manipulada pelo governo federal a participar de conchavos espúrios.

Mas todas essas manobras imorais custarão caro nas próximas eleições. Ninguém engana a todos por muito tempo. O eleitor, aos poucos, está mais atento. E o tiro poderá sair pela culatra nesse apoio ao senador Sarney em prol da candidatura da não-diplomada pela Unicamp Dilma Rousseff. E não se esqueçam, presidente Lula e seus acólitos, de que, caso a senadora Marina Silva seja também concorrente ao Planalto, muito votos do PT deixarão de ir para as urnas de Dilma Rousseff.

*Julio César Cardoso, bacharel em direito e servidor federal aposentado

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.