Fechar
Blog Opinião
GP1

São João do Piauí: "Festa de São Cosme e Damião e Caboclinhos de Dona Maria Fininho"


*Gonçalo Carvalho Filho

O Projeto Encantadores do Sertão editou mais um DVD, desta vez trata-se de uma das mais importantes manifestações de cultura do sertão de São João do Piauí, a Festa a São Cosme e Damião e os Caboclinhos de Dona Maria Fininho, realizada todos os anos, no dia 7 de setembro, no terreiro de umbanda Menino Jesus de Praga, localizado no Bairro Juazeirinho.
Imagem: Gonçalo CarvalhoProjeto Encantadores do Sertão grava mais um DVD(Imagem:Gonçalo Carvalho)Projeto Encantadores do Sertão grava mais um DVD
A festa dedicada aos ‘santos meninos’ Cosme e Damião, no terreiro de Dona Maria Fininho mistura elementos do ritual umbandístico a outros de caráter puramente cívico, relacionados às comemorações do Dia da Pátria. Logo no alvorecer, a líder espiritual reúne muitos adeptos da Umbanda, inclusive várias crianças para participarem da alvorada e entoarem o Hino Nacional e, em seguida, cantarem louvores aos santos meninos. Todos comem e bebem à vontade – pela manhã é servido o café e bolo de muitos tipos, ao meio dia, logo após o desfile que percorre as ruas do centro da cidade, passando pela Igreja Matriz de São João Batista, os participantes dão uma pausa para o almoço. Primeiro, servem às crianças, que se sentam no chão, formando um círculo em volta de uma toalha ou tapete colorido, comem até se fartarem para, em seguida, cantarem e agradecerem a São Cosme e Damião.
Imagem: Gonçalo CarvalhoProjeto Encantadores do Sertão (Imagem:Gonçalo Carvalho)Projeto Encantadores do Sertão
O Projeto Encantadores do Sertão é uma iniciativa da Associação Cidadania Verde e tem como parceiros a Associação Comunitária de Rádio de São João do Piauí e do Portal Sanjoanense, cujo objetivo principal é valorizar e dar visibilidade às manifestações de culturas do sertão de São João do Piauí. Desde 2008 até o presente o projeto já realizou mais de 50 Encontros de Culturas, gravou cd’s e dvd’s e vem desenvolvendo cursos de iniciação musical para crianças e adolescentes (violão popular, flauta doce e pífano), além de ter garantido a participação de artistas e das mais distintas manifestações de culturas do sertão de São João do Piauí em vários festivais de cultura regional (Global Rock Art e Acordais, ambos promovidos pela FUNDHAM-Fundação Museu do Homem Americano, Festival da UVA e Festival de Rabeca de Bom Jesus, estes últimos organizados pela FUNDAC-Fundação Cultural do Estado do Piauí).

*Gonçalo Carvalho Filho é professor de História

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.