Fechar
Blog Opinião
GP1

Prefeito Sílvio Mendes decide ser candidato a governador do Piauí


Tudo acertado: Sílvio será candidato

Depois de um ano, voltei ontem ao Palácio da Cidade. O que vi por lá: um clima de despedida, apesar de ninguém falar nada sobre a sucessão estadual, muito menos sobre a saída do prefefeito Sílvio Mendes, no dia 2 de abril próximo, para concorrer ao cargo de governador.

Fui ao Palácio da Cidade a convite do prefeito Sílvio Mendes, que ontem ofereceu almoço a uma delegação de benfeitores italianos. São famílias de Bérgamo, que chegaram ao Piauí através do padre Pedro Balzi. Os visitantes vêm a Teresina desde 1987, quando passaram a colaborar financeiramente com o padre Pedro em várias obras sociais na Vila da Paz.
Imagem: GP1 / DivulgaçãoSenador Heráclito e o prefeito de Teresina Silvio Mendes(Imagem:GP1 / Divulgação)Senador Heráclito e o prefeito de Teresina Silvio Mendes

Conheço o grupo e, na visita do ano passado, nos encontramos num almoço de confraternização oferecido pelo prefeito e sua esposa, doutora Maria Inês Mendes. A página 4 desta edição traz uma matéria com mais informações sobre a nova visita dos italianos.

Como informei no início do texto, a última vez em que estive no Palácio da Cidade foi há um ano, quando acompanhei a delegação de empresários chineses que o Grupo R. Damásio trouxe a Teresina. Os empresários foram recebidos pelo prefeito com um almoço, em retribuição à recepção que teve na China, em 2007, quando visitou o país.

Ontem, apenas dois secretários acompanharam o almoço: Felipe Mendes (Finanças) e Washington Bonfim (Educação), além do secretário-executivo de Planejamento, Augusto Basílio. Eles não conversaram sobre política, mas trataram informalmente de assuntos administrativos, falando de providências que devem ser tomadas até o final do mês, impreterivelmente.

O prefeito Sílvio Mendes estava completamente relaxado, brincou com os visitantes, dispensou a imprensa e também a sua assessoria. Quando o secretário Felipe Mendes sinalizou que iria sair antes do almoço, o prefeito brincou: “Fique! Você não vai pagar nada. O almoço já está pago”. Apesar do espírito leve e brincalhão, Sílvio não deu uma palavra sobre política.

Nem ele nem ninguém mais. Ninguém na Prefeitura falou nem fala sobre o assunto. Ninguém fala por palavras, mas fala por gestos: todo mundo está limpando as gavetas para entregar os cargos.

*Zózimo Tavares é jornalista e editor chefe do Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.