Fechar
Blog Opinião
GP1

A condição política de João Vicente Claudino


*Lavonério Francisco de Lima

O senador João Vicente Claudino (PTB-PI), tenta consolidar sua pré-candidatura ao governo do Piauí, trilhando o caminho inverso de muitos políticos tradicionais que governaram o Estado, ou seja, busca ir do Senado Federal para o executivo estadual piauiense. De boa formação no campo empresarial e herdeiro de um império econômico, possui grande capacidade pessoal para conquistar novos aliados, e já revela uma participação marcante, como liderança política, nestas eleições gerais de 2010.

Filho do empresário bem sucedido, João Claudino, que ao fixar residência em terras piauiense, quando poderia, escolher qualquer outro lugar para viver e desenvolver seu projeto de vida pessoal e empresarial criou raízes e acreditou no potencial de trabalho da população do Piauí, dando uma grande contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico local, merece toda a admiração e o respeito do povo da terra em que vive. Atualmente é o grande incentivador da conjuntura política para favorecer João Vicente.
É preciso observar que, num Estado onde metade da população está desempregada, ou vive de subemprego, o Grupo Claudino, como grande empreendedor e empregador, impulsiona qualquer candidatura majoritária, ao governo estadual.

O senador Claudino surfou em sucessivas ondas de indecisão, ao buscar o apoio do ex-governador Wellington Dias, nesta nova etapa de sua vida pública, porém com o tempo perdido e a frustração de acordos não cumpridos, num pior cenário, corre o risco de sofrer um naufrágio político, desistir do palácio de Karnak, e permanecer acomodado na cadeira de senador, em Brasília.

Por outro lado, se JVC, conseguir desviar-se do reflexo da sombra de velhas raposas maquiavélicas do quadro político, poderá construir uma identidade política forte, como uma liderança independente, que demonstre garra, entusiasmo e firmeza em suas convicções para disputar o governo do Estado. Com um diálogo firme, consolidará uma imagem positiva e aglutinadora de seguidores, deste modo, talvez tenha êxito em suas aspirações políticas.

Em fim, resta ao parlamentar piauiense, não tentar repetir velhas práticas de astúcia, manipulação e adestramento de forças aliadas, em troca de favores e acomodação política, ao contrário, com o vigor de sua juventude, deve inovar com liberdade, transparência, serenidade e equilíbrio em suas ações, durante todo o processo sucessório estadual, que se aproxima com rapidez.

*Lavonério Francisco de Lima /escritor
[email protected]

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.