Fechar
Blog Opinião
GP1

Governador Wilson Martins foi o que apresentou melhor desempenho


Imagem: Wanessa Gommes / GP1Governador Wilson Martins(Imagem: Wanessa Gommes / GP1)Governador Wilson Martins

Pesquisa festejada

A nova pesquisa de intenção de voto para governador, realizada pelo Instituto Amostragem em 42 municípios do Piauí, agradou a gregos e a troianos. Há motivos para tanto. O governador Wilson Martins foi o que apresentou melhor desempenho. Ele saltou de 17 para 25% . O crescimento de 8% reflete o impacto de sua posse no governo. É muito? É pouco? A campanha dirá.

Fica evidente, também, no impulso da candidatura do governador, a força de sua aliança com o PT. Ele subiu praticamente o número de pontos que a candidatura do deputado federal Antônio José Medeiros caiu. Ou seja, a candidatura do governador está conseguindo incorporar a votação atribuída ao petista. Antônio José ainda apareceu com 6% das intenções de voto.

Outra leitura possível da pesquisa é que os votos do senador João Vicente Claudino são dele, independente de ele estar no governo ou na oposição. Ao totalizar 25% das preferências do eleitorado, o pré-candidato do PTB mostrou que saiu do bloco governista e levou os votos com ele.

A situação do candidato do PSDB também é confortável. A expectativa entre seus adversários era de que ele apresentasse declínio, com a sua renúncia à Prefeitura de Teresina. Mas ocorreu o contrário. Ao atingir 35%, o tucano subiu mais 5 pontos. Fica plenamente evidenciada a viabilidade eleitoral de sua candidatura.

Pelo menos nessa pesquisa, o ex-prefeito de Teresina desapontou seus adversários, que imaginavam transformá-lo em sanduíche, imprensado entre as candidaturas do PSB e do PTB. Sílvio não só manteve a liderança da corrida ao Karnak, como apresentou crescimento.
O desafio dos três candidatos, agora, é superar as marcas em que se encontram. Eles alcançarão isso até as convenções ou jogarão a sua sorte no horário da propaganda eleitoral gratuita, a partir de agosto? O cenário atual indica, tão-somente, que vem por aí uma eleição altamente equilibrada e que será decidida no segundo turno.

*Zózimo Tavares é jornalista e editor chefe do Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.