Fechar
Blog Opinião
GP1

Governador Wilson Martins está nas mãos do PT! Por Zózimo Tavares


*Zózimo Tavares

O governador Wilson Martins, reconhecidamente um político de grande mobilidade, sentou na cadeira principal do Palácio de Karnak amarrado. Amarrado pelas pernas e pelos braços. Amarrado por um orçamento já aprovado e em execução. Amarrado pela corrida contra o tempo de um mandato-tampão de dez meses, com uma campanha eleitoral no meio. Amarrado pelo aperto financeiro do estado. Amarrado, ainda, pelos compromissos políticos com o seu antecessor.

Ao entregar o comando do estado e da sucessão a Wilson Martins, o governador Wellington Dias jogou em suas mãos, na verdade, uma batata quente. Um estado onde a farra dos carros alugados virou um escândalo. Um estado onde os terceirizados também viraram outro escândalo. Um estado transformado em cemitério de obras públicas inacabadas. Um estado endividado e com os credores na porta, em desespero.
Imagem: Wanessa Gommes / GP1Governador Wilson Martins(Imagem: Wanessa Gommes / GP1)Governador Wilson Martins
Não bastasse, o novo governador entrou sem poder fazer alterações necessárias e urgentes na administração. De seu, levou apenas um auxiliar de confiança, o secretário de Governo, Tadeu Maia, que só mexe com papel. Os demais cargos estratégicos do governo continuaram nas mãos do PT, que continua dando as cartas no governo.

O nó cego que o ex-governador Wellington Dias deu em seu sucessor foi tão bem dado que, quanto mais o tempo passa, mais Wilson Martins se torna dependente do PT. Essa dependência se agravou ainda mais com a decisão de partidos expressivos da chamada "base aliada" saírem do governo.
Imagem: G1Governador do Piauí Wellington Dias(Imagem:G1)Ex-governador do Piauí Wellington Dias
Sem o PTB, sem o PDT, sem o PP e sem outras siglas importantes que davam sustentação ao governo, com quem Wilson Martins ainda pode contar? Com o PMDB, que está mais preocupado é em salvar a pele de seus deputados? Com o PSB, claro. Mas o PSB é o próprio Wilson. Resta o PT, que, apesar de devidamente "locupletado", como diria rebuscadamente o ex-governador Hugo Napoleão, ainda não fez um só dia de campanha pela reeleição do governador. Mas é nas mãos do PT que o governador se encontra. As outras siglas já tomaram seu rumo. Não há mais de onde tirar. Não há mais o que acrescentar. É dos humores dos petistas que ele depende.
 
*Zózimo Tavares é editor chefe do Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.