Fechar
Blog Opinião
GP1

A candidatura de Ciro Nogueira ao Senado pode dificultar a eleição de Wellington Dias


Só baixas no governo

O governador Wilson Martins, que já perdeu o apoio de Ciro Filho, do PP, e de Flávio Nogueira, do PDT, pode se surpreender com novas adesões à candidatura do senador João Vicente, do PTB. Nomes influentes do PMDB do interior estão conversando com o candidato petebista e poderão anunciar suas adesões até momentos antes das convenções partidárias.
Enquanto Silvio Mendes mantém sua coligação sem muitas defecções, pelo menos até aqui, o governador Wilson Martins não tem tido a mesma sorte. As adesões anunciadas pelo PTB revelam que o senador João Vicente está conversando melhor ou convencendo melhor os partidos aliados do governador, que facilmente deixam o governo e anunciam apoio ao candidato do PTB.

Como se pode observar, a disputa no momento gira em torno dos candidatos do PSB e do PTB, cada um atrás de garantir a virada de mesa e a busca da classificação para o segundo turno das eleições. Aliás, segundo turno que dificilmente deixará de acontecer, devido ao equilíbrio de divisões entre as três candidaturas.

A candidatura de Ciro ao Senado pode dificultar a eleição de Wellington Dias, até agora dada como um passeio. Muitos petebistas votarão em Ciro Filho, mas darão o segundo voto para Mão Santa e até para Heráclito Fortes.

O quadro sucessório piauiense está tomando uma conotação nova, especialmente no que diz respeito às eleições para o Senado e pela definição de quem vai para o segundo turno. Pelas pesquisas, Silvio Mendes já está no segundo turno. As candidaturas de Wilson Martins e João Vicente continuarão disputando espaços dentro dos partidos na busca desesperadora por adesões de peso.

Até agora, o PTB está vencendo esse duelo. Resta saber até onde o governador Wilson Martins vai aceitar essas perdas sem esboçar qualquer reação. O descontentamento com o governo cresce a cada dia, com os governistas queixosos de que só há espaço para o PT. Wilson só faz o que os petistas querem.

*Coluna do Zózimo Tavares do DIário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.