Fechar
Blog Opinião
GP1

Há uma verdadeira máfia escondida nessas pesquisas eleitorais no Piauí


*Antônio de Deus
Imagem: DivulgaçãoAdvogado Antônio de Deus(Imagem:Divulgação)Advogado Antônio de Deus
Muitos eleitores já estão conscientes que essas pesquisas eleitorais não merecem credibilidade. Está muito evidente que esses “institutos” que fazem essas pesquisas estão comprometidos com os ladrões do dinheiro público no Piauí.

O pior é que as falsas pesquisas eleitorais assumem importância fundamental no processo das eleições, pois podem influenciar o eleitor analfabeto. O problema se agrava com a impotência do Ministério Público Eleitoral que prefere ficar preso ao tecnicismo da lei (para saber se a pesquisa foi registrada, etc.) sem aprofundar uma investigação que, juntamente com a Polícia Federal, poderia levar muitos políticos canalhas para a cadeia, que utilizam a pesquisa eleitoral não como prospecção, mas como condução do processo eleitoral, incutindo na cabeça do eleitor analfabeto falsos dados eleitorais. E a lei que se dane!

Uma investigação policial certamente concluiria que há uma verdadeira máfia por trás dessas pesquisas eleitorais no Piauí. Seria preciso um planejamento de ação policial muito especial, envolvendo quebra de sigilo bancário, de telefone, armação de flagrantes...

É preciso investigar muito além do registro dessas pesquisas, de nomeação de responsável técnico, da declaração da margem de erro, etc. Estamos diante de perigosos profissionais acostumados com a impunidade e que, em todo o processo eleitoral, repetem essa façanha, isto é, ganham milhões de reais para influenciar no resultado das eleições com falsas pesquisas eleitorais...

Além de vários indicativos de existência de corrupção envolvendo os institutos de pesquisas e alguns meios de comunicação, existem muitos problemas técnicos a serem investigados pela polícia, pois os estatísticos já comprovaram que não há como se estimar parâmetros eleitorais, cientificamente, a partir de uma tal amostragem. Há também problemas referentes à diferença de metodologia entre os realizadores de pesquisas eleitorais, etc.

Existem muitos indícios de práticas de irregularidades envolvendo essas pesquisas eleitorais que somente uma investigação muito especial da Polícia Federal poderia aferir. Falta, contudo, o Ministério Público Eleitoral ajuizar Ação de Investigação Eleitoral, com o pedido liminar de suspensão da divulgação dessas pesquisas para que, mais uma vez, as eleições no Piauí não sejam decididas pelos milionários candidatos que, certamente, estão comprando e controlando os resultados dessas falsas pesquisas eleitorais.

A indignação da população contra essa pilantragem política é também um indicativo que essas pesquisas eleitorais são absolutamente duvidosas. Incrível é que cada candidato ao governo tem seus instituto de pesquisa... Só não ver esse grave crime eleitoral quem não quer ver e quem não sabe ver.

*Antônio de Deus é advogado e Jornalista
BLOG ISTO É PIAUÍ

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.