Fechar
Blog Opinião
GP1
(*) Zózimo Tavares

Imagem: Germana Chaves/GP1Senador João Vicente Claudino(Imagem:Germana Chaves/GP1)Senador João Vicente Claudino
Oficialmente, o PTB nacional subirá ao palanque do ex-governador tucano José Serra na eleição presidencial. No Piauí, entretanto, o partido fechou com a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff, tendo que dividir o palanque dela com o PT do ex-governador Wellington Dias e o PSB do governador Wilson Martins.

Mesmo fazendo campanha aberta por Dilma, o senador João Vicente Claudino apoiará candidaturas presidenciais de outros partidos. O PV e o PHS exigiram que o senador banque no Piauí os palanques de seus candidatos à Presidência da República para apoiar a sua candidatura ao Governo do Estado.

O Partido Humanista da Solidariedade, cujo candidato a presidente da República é Oscar Silva, já fechou com o senador do PTB. Já o PV, que lançou à presidência da República a senadora Marina Silva, está a caminho do palanque de JVC e deve anunciar seu apoio ao candidato petebista na próxima quinta-feira.

Ontem, a assessoria da presidente da executiva estadual do PV, vereadora Teresa Britto, divulgou que na quinta-feira, 24, meio- dia, no auditório da Associação Industrial do Piauí, ela dará entrevista coletiva para anunciar o rumo do partido na eleição deste ano. A própria assessoria do PV aponta dois caminhos para o partido no Piauí: candidatura própria de governador ou apoio à aliança com o senador João Vicente Claudino, com os verdes indicando candidato a senador.

Trata-se, contudo, de mera encenação, própria do jogo político. Todo o PV quer a aliança com o PTB, de olho, claro, na estrutura para fazer sua campanha no Estado. O PV conseguirá, claro, a segunda vaga de candidato a senador na chapa encabeçada por JVC. Não existe mais nenhum partido interessado nela.

A coligação puxada pelo PTB e que reúne, ainda PP, PDT, PTC, PTdoB, PRB e PRTB, vai concentrar seus esforços, como se sabe, na campanha do deputado federal Ciro Nogueira, o primeiro candidato a senador. O segundo candidato será apenas para figurar na chapa.

*Zózimo Tavares é jornalista e editor chefe do Díário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.