Fechar
Blog Opinião
GP1
O plano político do Planalto para derrotar os senadores oposicionistas Heráclito Fortes (DEM) e Mão Santa (PSC) é mais ardiloso do que se imaginava. E vem de longe. Há uma semana, o presidente Lula declarou que não dava mais para aguentar um senador como Mão Santa em Brasília, manifestando publicamente a sua intolerância com o parlamentar piauiense.

Nesta semana, a revista Veja traz uma reportagem mostrando que, no auge do Escândalo do Mensalão, petistas tentaram produzir dossiês contra Heráclito Fortes apenas por ele ser de oposição. De acordo com a reportagem, o parlamentar piauiense foi alvo de Sérgio Rosa, ex-presidente da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

Sérgio Rosa foi incumbido de provar ligações íntimas de políticos da oposição, entre eles o senador Heráclito Fortes, com o ex-banqueiro Daniel Dantas. Para isso, ordenou que um assessor, o advogado Gerardo Santiago, cruzasse dados de voos feitos pelo senador com os voos em que viajou Daniel Dantas.

A bisbilhotagem nada descobriu, a não ser a coincidência de um voo do jato do banqueiro para Teresina no mesmo dia do aniversário da esposa do senador, dona Mariana Fortes. Mesmo assim, a investida causou mal-estar ao senador: "Eu tinha que ficar explicando a toda hora que tinha amizade era com um dos sócios do ex-banqueiro e que nunca viajei em jatinho nenhum", disse Heráclito à revista.

Ao se pronunciar sobre a reportagem, o senador declarou que está de consciência tranquila, "porque tudo que eu falei é verdade, e a reportagem da revista Veja, só reforça a paranoia dos petistas de quererem a qualquer custo me calar no Congresso. Mas a população, e especialmente o povo do meu Estado, podem ficar tranquilos. Não devo nada a ninguém e vou continuar fazendo o meu trabalho no Senado, respeitando o meu mandato e fazendo o meu papel de senador, que é de uma oposição responsável e fiscalizadora. Ninguém vai me calar".

É aguardar os próximos capítulos desta novela cubana/venezuelana e a voz das urnas.

*Zózimo Tavares é editor-chefe do jornal Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.